Blog

Você está PAI RICO ou PAI POBRE?

No comments

Quando o assunto é dinheiro, qual é o seu primeiro pensamento:

  • “Não posso pagar.”
  • “Como eu posso pagar por isso?”

Se você respondeu (1) você está com o padrão mental direcionado para o PAI POBRE; se a escolha foi (2) você está com o seu padrão mental – MindSet – direcionado para o PAI RICO.

E agora? Partiu para a leitura do livro do mês!

Mais do que um livro sobre Vida Financeira Pessoal, possibilidade de reflexões importantes para o leitor que favorecem questionar a sua formação, as bases de sua educação familiar e financeira. Um livro que nos apresenta para as diversas crenças – verdades individuais – sobre o dinheiro, a construção de riquezas.

Um livro que traz vivências de Robert (e seu PAI POBRE) e seu amigo Mike (e seu PAI RICO).

Robert tornou-se um investidor bem-sucedido, conquistando independência financeira, graças à alfabetização financeira que recebeu – desde os 9 anos – com as lições recebidas do pai de Mike, entre elas as primeiras noções sobre como valorizar o dinheiro.

Enquanto em casa, Robert ouvia de seu pai, o valor do conhecimento, para obter segurança: “Vá para escola, tire boas notas e procure por um emprego seguro para ter uma boa aposentadoria”. Essa educação PAI POBRE constrói a corrida dos Ratos, que correm dentro de um aro, não saem do lugar, bem semelhante a correr na esteira.

Na casa do Mike, recebia de seu pai uma educação empreendedora através do conhecimento, para gerar riquezas: “Vá para escola, aprenda muito, para comprar uma boa empresa e lucrar com ela.”

Comparações simples, mas que nos evidenciam o nosso treinamento financeiro, através de fórmulas padronizadas, herdadas dos nossos pais, para resolver os problemas comuns da vida. Isso sem contar com as crenças de que: ‘Não conheço nenhum rico honesto!’, ‘Dinheiro não traz felicidade!’, ‘Pra que ser rico e não ter sossego, nem direito de ir e vir?’, ‘Dinheiro é sujo!’

Essas crenças constroem o padrão da sociedade ‘empregada’, ‘escravizada’ trabalhando pelo dinheiro, para o dinheiro que – quase sempre – lhes escapa das mãos.

Como é essa Corrida dos Ratos, o Culto da Pobreza e Escassez: trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos, pagar impostos demais, pagar contas… trabalhar mais horas… trabalhar em mais empregos… O que parece escolha, na verdade, é o único caminho que se ACREDITA ter.

Contudo, isso não é regra geral, existem famílias cuja educação financeira é de PAI RICO, empreendedor. Nessa formação é evidenciado que cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do SEU dinheiro, uma questão de escolha. Essa realidade traz a contrução de renda passiva.

Sabe aquele pai que trabalha muito, poupa, investe e compra um imóvel, para locação. Aquele imóvel se auto-paga e depois gera renda passiva constante. Essa renda pode ser reinvestida na aquisição de outro imóvel, ampliando os lucros passivos. Ou aquela outra pessoa que trabalhar com Marketing MultiNível (part-time, em um período determinado) com o objetivo de construir Renda Passiva.

Mas, para que essa Renda Passiva? Para viabilizar que a pessoa tenha Qualidade de Vida, permitindo-lhe o desfrutar dos benefícios de seu dinheiro: boa moradia, bom veículo, viagens, férias, cursos, caridade… Com essa situação, pode ESCOLHER em que trabalhar e trabalhar com prazer, com alegria, para a própria Realização Profissional e Pessoal, não por necessidade de sobrevivência. Desse modo esse PAI RICO, EMPREENDEDOR está fazendo o seu dinheiro trabalhar por ele.

Por isso o pensamento de Kiyosaki, para este artigo: “Os pobres e a classe média trabalham pelo dinheiro. Os ricos fazem o dinheiro trabalhar por eles.”

Questão de Inteligência Financeira! Essa inteligência – obrigatoriamente – não depende de formação acadêmica, mas de um padrão mental de Abundância, de Prosperidade, de Riqueza.

Essa pessoa possui uma combinação de diversas habilidades e talentos, que se alicerçam em conhecimentos em 5 áreas específicas: Contabilidade (capacidade de ler e entender demonstrações financeiras, permitindo identificar os pontos fortes e fracos de qualquer negócio), investimento, conhecimento da lei (como utilizar vantagens tributárias) e entendimento dos mercados.

Nossa educação formal acadêmica, nem a familiar nos prepara para a vida real, movida pelo poder do dinheiro. Estimular nossas crianças apenas para boas notas e diplomas é insuficiente, para garantir o seu sucesso.

Todos nós possuímos atributos para sermos empreendedores de sucesso. Isso não acontece, porque não houve estímulo – desde a infância para desenvolver a autoconfiança e outras habilidades desenvolvidas fora dos centros de informação acadêmica (escolas), tais como: garra, ousadia, coragem, audácia, esperteza e tenacidade.

Bora lá, ler o livro, pensar, refletir sobre quais habilidades que precisamos desenvolver, entre elas, eu saliento a capacidade de avaliar a situação, assumir os ricos, administrar as oportunidades, aprender a correr riscos, ousar ganhar, aprender a perder para ganhar e desenvolver em nós mesmos a porção BEM-SUCEDIDA em nossos empreendimentos.

A vida é dinâmica, não se ganha sempre; nem se perde sempre. Estou falando no quesito financeiro, contábil, e jurídico, quesitos importantes para que tornemos REALIDADE de SUCESSO nossos sonhos.

Por isso precisamos desenvolver nossa capacidade de avaliar e assumir riscos administrando-os em cada oportunidade que nos aparece, pois a tendência natural é a busca da segurança que geralmente não é a melhor escolha para sermos bem sucedidos em nossos empreendimentos. Nessa Roda da Fortuna, a base do sucesso é que o fracasso faz parte da construção da Vitória.

Quantas horas de treino, sob sol, chuva, calor, frio, o nosso Neymar Junior já fez? Com dor treinou com dor mesmo. Com frio, treinou com frio mesmo. Até se transformar no jogador mais bem pago do mundo. E a pessoa assinou o contrato vestindo uma camiseta do Batman, rodeado de seus advogados.

Salário no PSG (com bônus) – 40 milhões de euros/ano

Contrato para ser o garoto-propaganda da Copa do Mundo de 2022 no Catar – 60 milhões de euros por temporada até 2022 (em 2016 Neymar ganhou 22 milhões de euros em publicidade)

Multa rescisória para sair do Barcelona – 222 milhões de euros

Imposto a ser pago na Espanha sobre o valor da multa – 106,5 milhões de euros  (48%)

Salário de Neymar no Barcelona – 15 milhões de euros/ano (mais 8 milhões de euros em bônus)

Bônus por ter assinado em 2016 a renovação de contrato com o Barça até 2021 – 26 milhões de euros (valor que o clube espanhol depositou em juízo na última segunda-feira)

Eis a grande diferença entre Comandar a SUA Vida, SER o Protagonista da Própria História, sendo uma pessoa bem-sucedida financeiramente – também.

Não somos Neymar Junior. Somos pessoas MARAVILHOSAS, habilidosas, diferentes e competentes também.

Talvez essa é a SUA hora: SEJA VOCÊ MESMO e BEM-SUCEDIDO. Decida-se agora.

Bora construir RIQUEZAS, realizar sonhos e ajudar muito mais e mais pessoas!

Boa Leitura!

Abraços Prósperos da Melcina.

“Estamos VIVOS!
Kaizen: Melhoria Contínua, porque O MELHOR – ainda – está por vir.”

Melcina Moura MorenoVocê está PAI RICO ou PAI POBRE?

Related Posts

Deixe uma resposta