Por que ficamos estressados?
No contexto da sociedade atual, estamos predispostos a diversos afazeres, projetos, planos, metas, isso advindo de prazos, datas, cobranças, mudanças, interferências internas e externas no dia a dia.
Nessa turbulência toda, inicia-se uma preocupação excessiva, uma tensão nervosa exagerada, bate o desespero, a ansiedade e o stress.
Isso cabe ao homem e à mulher, mas como a temática do mês é A Mulher vou me ater a elas.
Não é para menos que de acordo com dados do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo mostram que as mulheres são mais estressadas, por conta de conciliar o trabalho e a reponsabilidade com a família.
Andar estressado é muito preocupante, pois acarreta muitos problemas de saúde para nosso corpo e nossa mente, como por exemplo: alimentar-se mal, falta de hidratação (água), respirar com dificuldade, ficar ofegante, dor de cabeça, dor de estômago, insônia, coração acelerado, irritar-se com facilidade, baixa imunidade, fica vulnerável a doenças crônicas como hipertensão e a obesidade.
O que fazer?
Sei que é difícil quando estamos estressados manter a calma, mas vale a pena tentar:
1. Respire – quando respirar o oxigênio chegará até o cérebro e os pensamentos ficaram mais delineados e com mais clareza. Respire pelo nariz profundamente e solte pela boca – faça isso 10 vezes.
2. Concentre-se no que está fazendo agora, se precisar peça ajuda expondo os seus pensamentos.
3. Manifeste suas emoções através da dança, do canto, da música.
4. Se você sentir numa situação de desespero, de nervosismo intenso, mude o foco da sua mente lendo um livro, conversando com um amigo, fazendo uma caminhada.
5. Permita-se dizer “não”. Saiba que é impossível agradar a todos. Você em primeiro lugar.
6. Sorrir, brincar, namorar, perdoar, trará a sensação de bem-estar.
Fez sentido para você? Mande seus comentários, curta e compartilhe.
Até breve.
Claudia Moura Oliveira
Coach da Melhor forma
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.