Blog

Vitória Pessoal sobre o Preconceito: Histórias Cruzadas nas Estrelas Além do Tempo

No comments
  • In Home:

Histórias Cruzadas (2012) de Tate Taylor, apresenta a sociedade americana, no Mississipi.

O padrão da família perfeita era: mulher, marido, filhos e empregada negra, o preconceito é o tema.

Excelente obra que expressa a dor, a renúncia, a opressão da mulher, da mulher negra diante da sociedade. Chamo a atenção para a personagem de Octavia Spencer, Minny, que encontra uma alternativa, no mínimo peculiar, no máximo, vingativa, para “ensinar” sua ex-patroa e sua patroa a serem pessoas melhores.

  • In Cine: 

Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures, 2016), de Theodore Melfi é uma obra envolvente sobre o mesmo tema, uma bela história de Superação e Resiliência, pois apesar do abuso moral étnico e de gênero, que é o preconceito contra mulheres e negros, homens brancos têm de se render à capacidade intelectual feminina.

Essa obra tocante, narrativa fluida, interpretação IMPECÁVEL, chamo a atenção para a Octavia Spencer, indicada ao Oscar, interpretando Dorothy Vaughan que já interpretou Minny em Histórias Cruzadas. Incompreensível outras atrizes no elenco não receberem indicação da Academia.

Nas duas obras podemos contemplar a questão do preconceito, superação e resiliência.

Além dessa análise mais simplista, mas de profunda atualidade, existe a luta interna, a manutenção da autoestima interna, o respeito a quem você é, porque por fora somos diferentes, mas como dizia meu pai: “Por dentro somos iguais, todos temos o sangue vermelho!”.

Até pouco tempo, acreditava-se que a excelência intelectual dependia da cor da pele e do gênero. Quando falo em pouco tempo, posso falar – por experiência e vivência -, na segunda metade dos anos 80, uma jovem de 20 anos, brasileira, estudar fora do país era algo surpreendente aqui, mas nos EUA, era motivo de incompreensão, porque o padrão da mulher brasileira era ‘a mulata exportação’.

Talvez por isso esse filme tenha me emocionado muito, guardadas as devidas distâncias e proporções, até hoje, muitas mulheres vivem essa luta por: igualdade intelectual, salarial, étnica, sem apego e necessidade de cotas. Luta constante, feita com COMPETÊNCIA, ELEGÂNCIA e SENSIBILIDADE.

Bom filme!

Confira o trailler de Histórias Cruzadas!

Saiba mais sobre Estrelas Além do Tempo

Abraços da Melcina.

Melcina Moura MorenoVitória Pessoal sobre o Preconceito: Histórias Cruzadas nas Estrelas Além do Tempo

Related Posts

Deixe um comentário