Blog

Uma das decisões mais complexas que enfrentamos na adolescência: a escolha da profissão!

No comments

A fase da adolescência é repleta de sonhos e expectativas. Dúvidas, anseios e medos também. E sendo tão jovens, não tem como não dizer que esta é uma decisão bastante complexa porque diz respeito à uma área da vida responsável pelo nosso sustento, dignidade, independência e desenvolvimento. Nossas escolhas aqui definirão pessoas que conheceremos, conhecimentos devemos buscar, aprendizados e conquistas.

Compartilhando um pouco da minha história, quando era adolescente eu queria ser advogada, astrônoma, administradora, cantora…lembro que tinha vários interesses. Foi complicado escolher apenas um e levei em consideração meu desejo pela independência.

Com humildade, e tendo passado por isso, gostaria de compartilhar algumas orientações que podem ajudar você, caso esteja passando por este momento em sua vida:

  • Autoconhecimento: estamos em constante desenvolvimento de habilidades, atitudes e podemos sempre adquirir novos conhecimentos independente da idade. Ainda na adolescência é essencial analisar que habilidades você já consegue perceber em si mesmo, seus potenciais e o que você gostaria de desenvolver. Isto ajudará a direcionar um pouco mais o próximo item.
  • Interesses: reflita sobre seus interesses à respeito das profissões e indústrias. Que tal listar todos eles para poder analisar melhor e começar a ponderar quais poderiam tomar o rumo profissional? Existem inúmeras possibilidades hoje, e eu jamais diria para você restringir demais suas opções…o mundo está em constante avanço e muito do que sabemos hoje no mundo dos negócios mudará. Saber de suas afinidades e interesses ajudará no próximo item.
  • Mercado: entender os dois primeiros itens ajudará você a refinar suas pesquisas à respeitos das profissões que te interessam. Busque ler mais sobre as indústrias de seu interesse e procure entender quais são as tendências no mundo dos negócios.

Faz sentido para você que o mundo precisa cada vez mais de pessoas que se sintam engajadas em seus trabalhos, seja a área que for? Você acha que isso traz mais qualidade de vida e bem-estar? Isso tem total relação com as escolhas que fazemos em nossa vida profissional.

Convido você, jovem que está neste momento decidindo qual área profissional vai seguir, para estas reflexões acima. Pondere com cuidado as sugestões que receber entendendo consigo mesmo o que está disposto a enfrentar pelas suas escolhas. Cada um de nós deve buscar aquilo que faz sentido para nossa existência porque é isso que fará com que a nossa jornada seja real, seja de luta, seja fiel aos nossos objetivos e sonhos. E não significa que não mudaremos no futuro…

Faz sentido?

Abraços fraternos da Franciane.

Melcina Moura MorenoUma das decisões mais complexas que enfrentamos na adolescência: a escolha da profissão!

Related Posts

Deixe uma resposta