Blog

Ser produtivo é ser multitarefa?

No comments

Talvez muitas pessoas respondam “sim” para essa pergunta. Porém, é preciso separar aqui os conceitos claramente e por isso estou trazendo um estudo conduzido pelo professor Earl Miller, neurocientista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e pioneiro no estudo da atuação multitarefa no cérebro.

Ele realizou estudos com voluntários, cujos cérebros foram escaneados durante os testes, e descobriu que na verdade nosso cérebro não é tão eficiente quando tentamos desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo. Quando forçamos duas atividades ao mesmo tempo estamos sobrecarregando nossa capacidade cognitiva, por exemplo, escrevendo um e-mail e falando ao telefone. São atividades que utilizam a mesma região do cérebro, então o que vai acontecer? Ele desacelera e não conseguimos fazer bem nenhuma das duas atividades.

Pessoal, é o mesmo que dirigir e digitar e/ou falar ao celular – perigosíssimo e proibido.

Miller inclusive defende uma linha de pensamento onde devemos evitar ao máximo a atuação multitarefa e que talvez muitas pessoas estejam se iludindo achando que conseguem ser produtivas dessa maneira. E tem mais uma crença relacionada a produtividade que é falsa: estar extremamente atarefado e ter que ficar horas a mais no trabalho não significa que você seja produtivo, pelo contrário. O conceito simplificado de produtividade é fazer mais, conseguindo bons resultados e com poucos recursos – destaco aqui BONS RESULTADOS!

Tentar ser multitarefa para mostrar que está sendo produtivo contribui para o aumento do estresse mental. Ficamos ineficientes e isso se torna um ciclo vicioso: nos esforçamos para sermos multitarefa, demoramos mais para terminar as atividades, nos sentimos estressados e com a sensação de que não fizemos nada, e com isso, nos forçamos a continuar tentando fazer várias tarefas ao mesmo tempo para compensar. Sem falar da qualidade questionável destes trabalhos – onde fica o BOM RESULTADO?

Amanhã trarei algumas dicas para você sobre produtividade. Por enquanto, deixo algumas reflexões: você vem atuando dessa forma “multitarefa” na vida profissional? Como está a qualidade do seu trabalho? Você sente que sua mente está estressada?

Abraços da Franciane Galvão
Coach da Vida Profissional

Melcina Moura MorenoSer produtivo é ser multitarefa?

Related Posts

Deixe uma resposta