Blog

Como manter a Saúde MENTAL com ALIMENTAÇÃO?

No comments

Ano Novo, Vida Nova.

Muitos planos e projetos, mas é sabido que um em cada cinco adultos, no Brasil, passa por um distúrbio da Saúde Mental, nos últimos anos. Talvez você conheça, conviva com alguém, um  sofredor do Mal da Alma, transtorno psicológico.

A mídia digital é uma das poderosas ferramentas de mascaramento da verdade. Vemos sorrisos espalhados, sucesso estampado em todas as mídias sociais, mas – quanto há de verdade nessa Tsunami  de “Alto Astral”?

O que aparece – frequentemente – no consultório é uma outra realidade cuja comprobabilidade também é vista nas pesquisas sobre Saúde Mental, e apresenta 5 fatos preocupantes:

1.       Aumento da taxa de suicídio. Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) brasileira, constatou que as mortes – por suicídio – chegaram ao nível mais alto, nos últimos 10 anos. Esse aumento entre os adolescentes, na faixa dos 10 aos 16 anos é preocupante.

Suicídio é um problema de saúde pública que pode e deve ser evitado.

2.  Mídia constrói uma representação equivocada da Doença Mental e a da Violência. A Universidade Johns Hopkins divulgou um estudo, em junho, constatando que mais de um terço dos artigos sobre doença mental relatados na mídia vinculam um transtorno de saúde mental com violência em relação às outras pessoas.

Nesse estudo foram excluídos: a violência vinculada ao Preconceito social, étnico e de gênero e a insurgente necessidade de SER e ESTAR – presente em todas as mídias sociais, ter o que mostrar e SER sempre o MELHOR, desconsiderando o processo de construção dessa excelência.

  1. Transtornos Psicológicos movimentam a indústria dos medicamentos. Pesquisadores dizem que esse custo é um índice claro de que mais pessoas precisam reconhecer a saúde mental como um problema de saúde pública como as doenças cardiovasculares ou a diabetes.

Essa é uma das terapêuticas que deve ser aliada a tratamentos de partilha: psicoterapia, coaching com diversas outras terapias que, combinadas trazem o resultado desejado: controle.

4. Profissionais de Saúde e os Transtornos Psicológicos. As doenças mentais são uma realidade crônica, essa condição requer acompanhamento frequente, além da medicação, o tempo para a escuta e atividades lúdicas, artísticas e de socialização são os ingredientes necessários para um processo de Retomada da Vida com mais qualidade.

A vida continua, mesmo após o recebimento do diagnóstico de um transtorno psicológico. Na verdade a vida ganha um colorido novo com esse diagnóstico que faz com que a pessoa cuide com mais carinho de si mesma, assumindo a responsabilidade pelo tratamento e pelo seu sucesso.

5. Preconceito ou vergonha? Nos cenários político e midiático pouco se discute sobre a saúde mental e em como fazer campanhas educativas e motivadoras da busca pelo tratamento. Muitas personalidades famosas possuem seus Males da Alma, falam sobre eles: Roberto Carlos, TOC; Kassia Kiss Magro, Bipolaridade, essas partilhas servem de estimulação positiva para Ações Efetivas de Educação, Tratamento e Mudança.

O conceito prévio, pré-conceito, é próprio das pessoas que não conhecem. A vergonha é sinônimo de desonra. Ter um transtorno, uma patologia mental é um dos itens que compõe sua existência, nunca o MAIOR deles.

Minha mãe contava uma história interessante que compartilho com você: A segunda esposa do meu avô ficara cega na vida adulta, em consequência de uma medicação errada. Então, ela cultivou e manteve seus hábitos de higiene e vaidade de sempre. Certa vez, uma pessoa chegou perto dela e começou a falar muito alto e bem devagar, ela então disse: “Por favor, pode falar baixo e normalmente, sou cega, mas não burra ou surda.”

Moral da história: Ter uma doença mental não significa que você esteja impossibilitado de TER sucesso e Existir com Alto nível de Performance.

Agora, a CURA da Doença Mental com Alimentação:

1. Alimente-se bem e sempre: alimentos saudáveis, sono de qualidade, atividade física;

2.  Alimente-se bem e sempre: cultive sentimentos qualificados e luminosos;

3.  Alimente-se bem e sempre: conviva com pessoas boas e do BEM e partilhe seu lazer;

4.  Alimente-se bem e sempre: músicas, leituras, programações de TV, cinema, teatro e shows;

5.  Alimente-se bem e sempre: AMOR por si mesmo e por toda forma de vida, através da religiosidade.

Em meu Método Melcina Coaching (MMC) de autoconhecimento tenho programas específicos para os Males da Alma.

Se você leu esse artigo é porque o assunto chamou a sua atenção. Deixe seu comentário, retorno rapidinho.

Sinta-se à vontade para entrar em contato.

Até breve.
Melcina Moura Moreno
Neurocientista, Psicóloga, Master Coach de AutoLiderança

Melcina Moura MorenoComo manter a Saúde MENTAL com ALIMENTAÇÃO?

Related Posts

Deixe um comentário