Por onde anda minha LUZ?
Se só vejo minha sombra?
Cisne branco e Cisne Negro.
Na formação emocional do SER HUMANO, existe a tendência a encararmos a LUZ como obrigação e a Sombra como prioridade. De que maneira isso acontece?
Se você brilha na escola, com notas altíssimas: não fez mais que sua obrigação.
Se você tem uma atitude sustentável: Sua obrigação.
Se você pratica a caridade: Obrigação.
Em outras palavras: ação obrigatória.
Agora, se você tem um desempenho regular ou baixo, em uma ou outra área da vida, alguma disciplina acadêmica esse fato ganha um tamanho gigantesco com direito a repetições reiteradas.
Essa realidade evidencia a priorização da SOMBRA em detrimento da LUZ. Vamos entender a diferenciação de Luz e Sombra.
LUZ é aquilo que todos temos e não reconhecemos.
SELF é a nossa imagem verdadeira.
SOMBRA é aquilo que não somente nosso, mas está presente na meio social onde convivemos e frequentamos.
Se, por um lado, somos seres individuais, únicos; de outro lado, somos seres sociais. E a possibilidade de contágio social é excitante, porque respalda a existência de uma mente que coordena – não apenas o modo como os seres sociais captam os modismos, num intercâmbio de influência, ou optam (mesmo que inconscientemente) a imitar uns aos outros. Essa conexão ultrapassa o universo celular indo a remotos fenômenos cósmicos, formando o inconsciente coletivo.
Somos todos integrantes de uma só mente que desafia a religião, a filosofia e o significado da própria vida.
Sombra coletiva é um projeto compartilhado, todos participamos, todos construímos e todos podemos reconstruir, melhorar. Não existiria mundo – se não houvesse as energias opostas.
E, respondendo às perguntas do início: A LUZ sua anda a sua frente iluminando o seu caminho, para que você realize seus sonhos, concretize suas metas. Se você só tem visto a sua sombra é porque está olhando somente para trás, está parado, estagnado.
Aproveite o findi, para reunir amigos e fazer uma sessão-cinema com direito a pipoca e um jantarzinho animado, para compartilhar comentários sobre o filme, a vida.
ALERTA!!!
Se você quer mais que sobreviver, se o seu desejo é VIVER, reconheça a sua LUZ e respeite a sua sombra, buscando transformá-la em luz, entre em AÇÃO e SEJA o Protagonista da sua História JÁ!
Até breve.
Melcina Moura Moreno
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.