Blog

Assédio moral no trabalho e os riscos à sua saúde

No comments

Significado de assédio: insistência inconveniente, persistente e duradoura em relação a alguém, perseguindo, abordando ou cercando essa pessoa.

É um tema bastante debatido no país, e a quantidade de denúncias vem aumentando. Os pesquisadores acreditam que as pessoas sentem mais coragem para denunciar, uma vez que mais empresas, principalmente multinacionais preocupadas com a imagem, oferecem canais seguros para isso. Uma pesquisa realizada pelo Vagas.com e publicada pela BBC Brasil em 2015, mostra que dos 4975 profissionais entrevistados, 52% disseram ter sido vítimas de assédio sexual ou moral.  A maior parte das pessoas que não denunciou declara que o motivo é o medo de perder o emprego (39%).

Antes de entrar mais a fundo no tema de assédio, quero contextualizar um pouco sobre as relações humanas no ambiente de trabalho.

Existe uma complexidade que é esperada e natural nas relações entre diversos seres humanos trabalhando e convivendo por horas num mesmo ambiente todos os dias ou mesmo à distância, por exemplo, home office, utilizando a tecnologia para se comunicar e trabalhar com outras pessoas.

Por que é complexo? Bom, cada Ser está ali atuando com suas crenças, valores, conhecimentos, histórico familiar, maturidade emocional, enfim, inúmeros aspectos que nos diferenciam. Existem as pressões por resultado e desempenho. E existem as ambições, expectativas e toda aquela comunicação não verbal, que diz muito. O jeito de dizer as coisas diz mais ainda.

É imprescindível o desenvolvimento de habilidades de comunicação, escuta ativa, empatia, respeito, tolerância entre tantas outras coisas se quisermos contribuir para um ambiente harmonioso, com conflitos saudáveis. Para reforçar isso, muitas empresas determinam políticas e normas de conduta que norteiam as relações entre os profissionais, uma vez que elas sabem que o clima organizacional impacta na produtividade e na sua imagem no mercado.

Eis que no meio disso tudo existe um ser humano, geralmente numa posição de poder, assediando uma ou mais pessoas. Veja a definição de assédio moral: exposição dos trabalhadores a situações constrangedoras, duradouras e repetitivas durante o exercício de um trabalho, geralmente acontece em relações em que há subordinação hierárquica.

A pessoa que comete o assédio moral, no fundo, sente que algo ameaça o seu “poder” e suas ambições. Ela tem necessidade de diminuir pessoas ao seu redor, às vezes uma pessoa em específico. É lamentável por si só, e acrescento que é capaz de contaminar o ambiente de trabalho e pior, incentivar comportamentos parecidos em outros profissionais que estão se desenvolvendo e que se espelham nisso porque de alguma forma faz sentido para eles. Exemplos: gritos, insultos, propagação de boatos, humilhação pública entre outras ações.

Existe também o assédio organizacional. Neste caso a empresa determina uma série de estratégias que forçam determinado funcionário a pedir demissão. Um exemplo é a determinação de metas exageradas.

O mundo dos negócios precisa evoluir com ética e respeito. Quem muda esse mundo? As pessoas! Mas quem? Eu, você, cada um de nós. O assédio traz consequências negativas para a saúde psicológica e física da vitima. Inúmeras pessoas procuram terapias e muitas delas não conseguem enxergar uma saída.

Não existe fórmula para resolver, mas existem algumas ações que precisamos tomar. A primeira tentativa de resolver o caso envolve uma conversa com quem está cometendo assédio onde, dependendo do caso, quem assediou não percebe o que está fazendo. Isso se deve pelas diferenças que comentei no início do texto: valores, crenças, histórico familiar…etc. Na mente dessa pessoa, ela não fez nada de errado, portanto, é nosso papel dizer que isso não deve se repetir, os motivos e consequências. Obviamente que se for assédio sexual a denúncia deve ser feita.

Reflita sobre o que está acontecendo e se realmente configura assédio. Na persistência do ato, ou seja, se quem assedia age dessa maneira com consciência, mesmo depois de ter sido alertado por você, deve ser denunciado. Se a empresa não oferece um canal específico voltado para isso, procure a área de Recursos Humanos. Compartilhe também com colegas de sua confiança, de repente existem outras pessoas sofrendo a mesma situação. Para qualquer denúncia é preciso ter provas, caso contrário o problema não será resolvido.

Nenhuma das ações citadas é possível no seu caso? Talvez, medidas mais drásticas devam ser tomadas e você precisa avaliar os prós e contras. Será que um caminho é procurar outro trabalho? Será que é mover uma ação?

Eu sei que é um assunto delicado, difícil e revoltante. Se estiver passando por isso, veja se as orientações acima fazem sentido para você – uma decisão precisa ser tomada. Sua saúde está em jogo.

Abraços e até breve!

Franciane Galvão
Coach de Vida Profissional

Melcina Moura MorenoAssédio moral no trabalho e os riscos à sua saúde

Related Posts

Deixe uma resposta